Os problemas decorrentes das questões ambientais afetam diretamente a população, e o maior problema encontrado é o excesso residual que é descartado na natureza que em sua maioria, são descartáveis, tendo assim uma vida útil curta. A criação da cooperativa vem sendo uma solução interessante para diminuir os prejuízos causados pelo elevado índice de consumo. No município de Palmares do Sul onde possui uma cooperativa, pois gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis, diminuindo o desperdício. Relatamos a importância da implantação de cooperativa de materiais recicláveis no município e tratamento de resíduos sólidos.
A cooperativa de Reciclagem Palmares do Sul existente há mais de cinco anos e está na direção do Sr. José Joceli Damasceno (Zé), que vem desenvolvendo um belo trabalho na cidade, pois mensalmente recolhe cerca de seis toneladas ao mês na sede e resulta em um bom impacto social, gerando emprego para mais de cinco famílias. O trabalho de separação e prensagem para a destinação nas indústrias da grande Porto Alegre é realizada no galpão da cooperativa que semanalmente (todas as quartas-feiras) recolhe o lixo reciclado da comunidade.
Ainda em expansão, a cooperativa tem como objetivo ampliar a coleta nos distritos com a aquisição de um caminhão, pois atualmente executa o trabalho com uma Kombi (doada pela atual administração), com a ampliação da coleta consequentemente haverá mais famílias empregadas e será inserido o trabalho social da separação e cuidados com o meio ambiente.
SEPARAÇÃO: PLÁSTICOS – GARRAFA PET – PAPELÃO
COLETA: TODAS AS QUARTAS-FEIRAS ÀS 7:30H.
|