Prefeitura Municipal

Rio Claro-RJ






Nossa Cidade

A apenas 128 km do Rio de Janeiro e 272 km de São Paulo, encontra-se um paraíso de beleza e tranquilidade: Rio Claro.

Clima agradável e singular, a rotina da vida no campo, a natureza e a tradição histórica são apenas algumas das inúmeras atrações que o município oferece ao visitante que busca novas opções no turismo fluminense.

Rio Claro possui rios cristalinos, belas cachoeiras, matas e montanhas compondo um cenário exuberante para passeios ecológicos em plena Mata Atlântica. A cidade prima também pelos aspectos culturais e arquitetônicos, como seus prédios centenários e as festas populares. Soma-se ainda o valor do Sítio Histórico de São João Marcos, distrito extinto para a formação da Represa do Ribeirão via Lages e que por estar acima do nível da represa jamais foi submerso, mostrando assim as seculares construções demolidas em 1939. Aventuras, emoções, mistérios, cultura e muito beleza. Esses ingredientes que fazem sucesso em qualquer livro ou filme estão presentes em cada pedaço dos 862 quilômetros quadrados de extensão territorial do Município de Rio Claro – RJ.



Na verdade, se o paraíso existe ele está aqui e começa a ser descoberto por um número cada vez maior de turistas brasileiros e estrangeiros que encontram em Rio Claro – RJ atrações inteiramente diferentes daquelas existentes em outros pontos do Estado e do País.



Os rios nas montanhas do sul fluminense, de um modo geral, são lindos, em Rio Claro eles parecem ter alcançado o ponto máximo em beleza. Em Lídice, a pouco mais de 18 quilômetros da sede do município de Rio Claro, o turista encontrará o primeiro pedaço do paraíso em suas cachoeiras, rios e pousadas acolhedoras, um conjunto de mata, rocha e rios cristalinos, e com algumas vantagens: apresentam corredeiras, quedas e um traçado fenomenal, atraindo turistas nacionais e estrangeiros para a prática de rafting. Em São João Marcos o turista encontra mais uma parte do paraíso: o sítio histórico é uma atração deslumbrante, com suas ruínas seculares. Em tempo de seca, quando o nível da represa abaixa, pode se vislumbrar toda a beleza e o fino acabamento da Ponte Bela, itinerário percorrido por D.Pedro I em 1822, a trilha da Independência é o único trecho preservado da Estrada Real de Santa Cruz, aberta em 1728. A represa do Ribeirão das Lages é uma reserva ecológica que pode ser percorrida por diversas trilhas e encanta a todos pela exuberante fauna e flora. Em Getulândia, Fazenda da Grama, Pouso Seco e Passa Três: o restante do paraíso, não mais de 25 quilômetros da sede, com suas fazendas seculares, com açudes, trilhas e sertões maravilhosos.



O artesanato rioclarense não fica atrás da culinária em fama e qualidade, com destaque para os trabalhos em madeira, couro, vela e louça, além de utensílios em barro e a tecelagem feita por mãos de fadas em teares rústicos. Tudo isso sem roubos, assaltos, violência e com a presença de um povo simpático, amigo e acolhedor, que recebe visitante como se fosse um velho conhecido que não aparece há muito tempo. E que, por isso, merece todas as honras da casa.

Rio Claro,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Qual a sua opnião sobre o novo site?
Excelente
Ótima
Boa
Regular
Pode Melhorar

Veja o resultado


Total de visitantes
3
0
0
9
8